Sejam todos bem-vindos!

Olá pessoal,

Estamos iniciando mais uma turma com a Formação Proinfo Integrado 40 horas. Um programa do Governo Federal em parceria com os estados e municípios, no intuito de capacitar professores para o uso do laboratório de informática da escola como uma ferramenta pedagógica. Neste espaço poderemos compartilhar nossas experiências profissionais e pedagógicas, ensinando e aprendendo juntos com a experiência do outro. Explorem bastante o ambiente que foi criado para vocês. Sucesso a todos.
Ana Lúcia - Multiplicadora

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Diário de Bordo - Sérgio Rocha

ILHA DAS FLORES

A primeira coisa que nos choca ao conhecermos o documentário “Ilha das Flores” é sua abertura que repassa a informação que Deus não existe, claro que isso choca àqueles que acreditam em sua existência. Entretanto ao assistirmos, percebemos o verdadeiro sentido da informação.
Aparentemente imaginamos que o documentário apresenta a capacidade do cérebro humano, outro momento acreditamos se tratar da possibilidade de produção de tomates, feita pelo homem, fazendo disso um meio de vida e sobrevivência ou imaginamos que, meramente, seja um documentário para tratar de questões sociais. Se assim pensamos, acredito que não estamos na verdade raciocinando na diversidade de problemática causadas pelo homem que tem um cérebro tão altamente capaz. Capaz de produzir, reproduzir, mas, principalmente, de destruir não apenas coisas, mas o próprio homem. Como conceber um homem que produz tomates faz disso dinheiro, mola propulsora da sociedade econômica, e ao mesmo tempo consegue dar mais valor a um porco do que ao seu semelhante. O que na verdade estamos fazendo? Como podemos ser tão inteligentes e ao mesmo tempo agirmos de forma tão medíocre para com o outro? Tais questionamentos nos levam a raciocinar sobre nossas ações, principalmente enquanto educadores que buscamos ser.
A miserabilidade existente na Ilha das Flores é alarmante, mas nos faz refletir sobre nossa parcela de contribuição para que tudo isso seja a realidade na vida de muitos. É preciso nos conscientizarmos de nossas ações e buscarmos mudar a realidade na qual muitos estão inseridos.


Professor Sérgio Rocha

Nenhum comentário: